domingo, 10 de abril de 2011

PAIXÕES MUNDANAS

A ASSOCIAÇÃO PARA A DIVULGAÇÃO DO ENSINAMENTO DE Buda, em Tóquio, diz:
"Não há nenhum modo de se livrar da armadilha das paixões mundanas. Imagine que você pegou uma cobra, um crocodilo, um pássaro, um cachorro, uma  raposa e um macaco, seis animais de natureza muito
diferente, e os amarrou juntos, com um laço apertado, e os largou. Cada um desses seis animais tentará voltar a seu próprio hábitat através de seu próprio método: a cobra procurará a cobertura de grama, o crocodilo a água, o pássaro desejará voar, o cachorro irá á procura de uma aldeia, a raposa de rochedos solitários e o macaco das árvores de uma floresta. Quando cada um dos animais tentar seguir seu próprio caminho, haverá luta. Pelo fato de estarem amarrados por um laço apertado, o mais forte, num determinado momento, arrastará os outros.
"Como os animais desta parábola, o homem é tentado de diferentes formas pelo desejo que provêm de seus seis sentidos: olhos, ouvidos, nariz, tato e intelecto e é controlado pelo desejo predominante. Se os seis animais estiverem amarrados a um poste, tentarão se libertar até ficarem exaustos e, em seguida, se  deitarão ao lado do poste. Da  mesma forma, se as pessoas treinarem e controlarem a mente, não haverá problemas ulteriores vindo dos outros cincos sentidos.
Pense em como esta história se relaciona ao que você está procurando.



Pensamento:
Não tem certezas sem as incertezas

Nenhum comentário:

Postar um comentário