quarta-feira, 25 de maio de 2011

A INTIMIDADE

  Nossa necessidade de outras pessoas é paradoxal. Ao mesmo tempo que nossa cultura se encontra enredada  na celebração de uma independência ferroz, também ansiamos por intimidade e por  uma ligação com um ser amado especial.
  Concentramos toda a nossa energia na missão de encontrar aquela pessoa única que, esperamos, venha  curar nossa solidão e, entretanto, sustentar nossa ilusão de que ainda somos independentes.
 Embora essa ligação seja difícil de realizar mesmo com uma única pessoa, eu descobriria que Dalai-Lama

Consegue e recomenda que se tenha intimidade com maior número possível de pessoa. Na realidade, seu objetivo é criar essa ligação com todos.
 Mas,  quando examinamos nosso relacionamento com os outros, no fundo são tantas as formas diferentes com as quais podemos nos relacionar, tantos os tipos diferentes de relacionamento...
 Praticamente todos os pesquisadores no campo dos relacionamentos humanos concordam  que a intimidade tem importância crucial na nossa existência. O influente psicanalista budista John Bowlby escreveu que "ligações íntimas com outros seres humanos são o eixo em torno do qual gira a  vida de  uma pessoa...Dessa ligações íntimas, a pessoa extrai sua força e seu prazer de viver; e, através de sua contribuição, essa pessoa transmite força e prazer de viver aos outros. Essas são questões a respeito das quais  a ciência atual e a sabedoria tradicional estão de acordo".

( Trechos do Livro A ARTE DA FELICIDADE  DALAI-LAMA  e Howard C. Cutler)

Pensamento:
O futuro  pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.
( Eleanor Roosevelt)

Bjs.
Mari, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário